segunda-feira, 16 de junho de 2008

GELÉIA DE MORANGO

Criei coragem e resolvi fazer aquela geléia de morango e aproveitar uns morangos meio sem graça que “arrematei” no fim da feira. O melhor da geléia de morango é o delicioso e cor-de-rosa aroma de morangos que se espalha pela casa toda e permanece ao longo do dia, suavizando-se lentamente sem querer partir.
Isso me fez refletir sobre a magia do aroma que nos transporta para momentos esquecidos. Quem nunca parou de repente, tentando extrair do inconsciente algo trazido por um aroma familiar? Algumas vezes não nos recordamos com nitidez o que exatamente aquele perfume tenta nos trazer de volta, mas permanece fortemente gravado pelo nosso sentido, registrado como fotografia em algum lugar no porão da memória. Pois a vida é composta de cheiros, cores, sensações de frio, calor e inúmeros sentimentos despertados por todos os sentidos, por mais ancorados que estejamos em nossa visão preguiçosa. A memória encontra meios inesperados de guardar tudo aquilo o que não queremos deixar partir e nos surpreende sempre com lembranças que não sabemos de onde vêm, com que perfume, com que som: literalmente “trazidas pelo ar”.
Captar o mundo não é apenas registrá-lo com riqueza nos detalhes que podemos visualizar, mas sim devorá-lo em toda a sua essência de texturas, aromas e sons, em todos os seus nuances.

Nenhum comentário: