segunda-feira, 16 de junho de 2008

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nunca tive o mau hábito de me intrometer em conversa alheia, mas começo a pensar que de vez em quando precisamos “entrar na briga” para defender o que é certo ao invés de nos mantermos sempre na segurança e na comodidade da boa educação.
Um dia antes do referido acima “Dia Nacional da Consciência Negra”, tive a infeliz oportunidade de ouvir um “fulano” dizer: “É... amanhã é dia dos preto!” e ironicamente ao lado desse indivíduo encontrava-se um representante da classe profissional dos educadores, que sendo de suas relações ouvia calado o comentário do outro.Classe essa que, como pôde ser comprovado no incidente mencionado, sofre “perdas” cada vez maiores com o “acréscimo” de certos pesos mortos que ingressam todos os anos em nossas universidades.
Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer ao nosso amigo que não se trata apenas do “dia dos preto” , trata-se do dia em que faz aniversário a morte do grande revolucionário Zumbi, morto no Quilombos dos Palmares no dia 20 novembro de 1695; em segundo lugar, gostaria de deixar a todos que possam estar lendo este desabafo, um convite à reflexão do que representa essa “Consciência Negra”para um país onde o negro muitas vezes não se reconhece como tal e onde o branco ignora mais de 45% da população de seu país.
Mas é claro que no Brasil, um país onde somos todos irmãos e não há lugar para baixezas como o racismo, não se faz necessário um dia para que reflitamos sobre o assunto não é? Infelizmente, cabendo apenas na ironia tal realidade utópica, o “Dia da Consciência Negra” nos dá uma data marcada para que possamos pensar no que tem sido a realidade brasileira por trás dessa hipócrita camaradagem refletida em comentários como: “Eu não sou racista, meu melhor amigo é negro!”. Afinal, precisamos de um dia “pros preto”, já que todo dia é o dia do preconceito... de negros que desconhecem sua raça e de hipócritas tapinhas nas costas!

Nenhum comentário: